Capacitação DIU Mirena
Foi promovido Curso de Capacitação para Colocação do DIU Mirena pela Bayer e coordenado e ministrado pelos ginecologistas e obstetras Dr. Clodoaldo Cadete e Dra. Vitória Muniz. O treinamento foi direcionado a ginecologistas da cidade.
Foi realizado nesta quinta (27), um Curso de Capacitação para colocação do contraceptivo à base de Levonorgestrel, o Dispositivo Intrauterino (DIU) Mirena, com ginecologistas da cidade. O curso foi promovido pelo laboratório Bayer, e coordenado e administrado pelo diretor médico da Clínica Sonnar Clodoaldo Cadete e a diretora médica do Hospital Unimec, Vitória Muniz.
O momento foi dividido em duas fases: aula teórica e a prática, quando foram implantados gratuitamente dispositivos do Mirena em 17 pacientes carentes. Participaram da capacitação as ginecologistas Ana Lúcia Gadelha, Fernanda Trindade, Livia Brandão, Naiara Cadete e Paula Noronha. Este foi o primeiro treinamento do Sudoeste da Bahia e selou a Clínica Sonnar como Centro de Treinamento de Referência para colocação do DIU Mirena em Vitória da Conquista (na Bahia, existem outros somente em Salvador e Feira de Santana), tendo o médico Clodoaldo Cadete como o responsável técnico.
A paciente Karol Amorim decidiu, junto com a sua médica, ser este o melhor método para ela: “Como já tenho dois filhos, o maior beneficio no momento será ficar mais segura em relação a uma gravidez não desejada. Além disso, serei beneficiada com menos cólicas, sintomas da TPM e menor fluxo sanguíneo na menstruação”.
Para a paciente Flávia David, que já usou pílula anticoncepcional e adesivo contraceptivo, uma das grandes diferenças do DIU Mirena é que ele não requer cuidado diário. “Além disso, ao que tudo indica, é um método extremamente seguro, pois, além de representar uma barreira física à concepção, possui também a segurança hormonal, o que aumenta a confiabilidade do método”, acrescenta.
Segundo o consultor técnico da Bayer e responsável pelo Mirena no Brasil, Celio Guedes, este tipo de DIU traz ainda mais benefícios: “a paciente que colocou hoje, tem a garantia de proteção contraceptiva de 5 anos, então não corre o risco de esquecer de se proteger, além do que a contraceptividade efetiva dele é muito maior. E, além de barrar a entrada do espermatozoide, também protege a mulher das infecções intrauterinas”.
Neste ano, a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) também indicou o DIU para adolescentes que já tenham começa a vida sexual, já que mais da metade de gravidez nesta fase não é planejada. Saiba Mais!
Segundo o médico Clodoaldo Cadete, as indicações para a colocação do DIU, além da contracepção, são para mulheres que têm distúrbio menstrual (paciente com aumento no volume menstrual), como a endometriose, pois ele consegue reduzir o sangramento; para pacientes que têm histórico pessoal ou familiar de tromboembolismo (já que não devem utilizar métodos contraceptivos que contenham estrogênio, que o DIU Mirena não tem), dentre outras.
Outro dado importante é que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) exige que os planos de saúde disponibilizem gratuitamente este método contraceptivo para os segurados, quando há indicação médica: “este é um método que o plano de saúde cobre. O plano é obrigado por lei, através do regimento normativo 192”, destaca o consultor Célio.
Comentários